terça-feira, 17 de março de 2020

Está a chover no Algarve
Está  a cair uma chuvita mas a vontade que chova é tanta que até digo que está a  chover...
Deixou de se falar de assuntos graves para lá da epidemia, mas aqui no Algarve - e eu que sou sempre optimista na vida desta vez deixei de ser - receio bem que no fim da crise do vírus dêmos de caras com a crise da falta de água - nas torneiras, nos furos, nas albufeiras.
Ninguém trata desta crise a tempo e se as autoridades de Lisboa não pensam nisso nem fazem nada, as autoridades do Algarve deviam preocupar-se desde já. Já devia estar em curso uma política de contenção dos gastos, não há desculpa para se consumir tanta agua nas estações de lavagem dos carros, para se  ter água a correr nas torneiras para lavar as  mãos ou para tomar diariamente e até duas vezes ao dia  chuveiros abundantes como se estivéssemos numa terra de abundância. Um horário diário para corte de água nas torneiras, mesmo que fosse para já ainda um corte pequeno, dava para as pessoas se habituarem a que mais tarde aceitem um horário mais apertado.
Dessalinização da água do mar
Há anos que abordo esta temática, cada vez mais urgente.
Ninguém ainda assumiu a sério a dessalinização da água do mar e há quem continue a falar em mais uma barragem no sotavento - para encher com quê?  Se não há água para encher as barragens que hoje existem de onde é que viria a água para a nova barragem?  Não insistam nessa ideia peregrina de transvaze do Alqueva, esta não dá para tudo e o futuro das precipitações abaixo do Tejo não prenunciam grandes hipóteses, é avisado não contar com o ovo no cu da galinha,
O stress hídrico do Algarve, nomeadamente no sotavento, deveria exigir  tratar do problema da dessalinização, mas de resto para todo o território português a médio prazo; a maior concentração urbana em Portugal ( como em todos os países que têm costa marítima) é ao longo do litoral; esta população está dependente das albufeiras do interior, onde vai chover cada vez menos, e a água ali armazenada manda o bom senso que deva ser prioritariamente para as populações do interior que não têm outra alternativa, e para a agricultura e indústrias.
A água dos mares  corresponde a quase 98% de toda a água do planeta, com uma salinidade que oscila entre os 30 e os 40 gr/l de sais .
Hoje em dia a água potável obtida a partir da água salgada resulta de mais de 20.000 estações que existem em todo o mundo, nomeadamente  no Golfo Pérsico, EUA, China e  Mediterrâneo , aqui com especial  importância em Israel. Mas na Argélia onde voltei no Verão passado, haverá umas 13 estações e prevêem mais duas.
A tecnologia mais usada nas grandes estações é a da osmose inversa, hoje bem conhecida, que aqui descrevo sumariamente e que beneficiou de consideráveis avanços tecnológicos nos materiais e no processo em si. Trata-se de, após a água salgada passar por filtros de areia e carvão para perder matéria orgânica e detritos,  fazê-la passar  sob forte pressão por membranas semi-permeáveis de porosidade imensamente apertada. Deste processo 2l  de água salgada dão 1l de água potável e 1l de água salobra que deve ser devolvida ao mar; por exemplo, a maior estação de dessalinização do mundo está em Israel e comporta mais de 50.000 membranas, produzindo 600.000 m3 de água doce por dia; o consumo varia entre 2 a 4  kwh/m3.
O grande obstáculo ao desenvolvimento deste processo foi sempre o custo de energia, mas as estações de tratamento não têm que ficar dependentes da EDP,  podem ser autónomas em energia, pois não falta sol e  vento no litoral que permitem ter produção de energia própria. O preço varia de pais para país, mas já é compatível com o custo da água para serviço urbano - e há um aspecto a realçar, se há sacrifícios que as pessoas têm que ter daqui em diante um deles e talvez o principal, é em gastar com a água potável, o bem mais precioso, o recurso natural insubstituível sem o qual...não há vida !
Por isso os cidadãos activos e intervenientes têm que pressionar os poderes públicos e os seus governantes, a todos os níveis, para que preparem o futuro a partir de HOJE!!





Sem comentários:

Enviar um comentário