segunda-feira, 23 de março de 2020

Tragédia sobre tragédia
É fácil ser melodramático no meio desta crise que está a virar tragédia em vários pontos do mundo. Ainda ontem num mapa mundi surgido na televisão,  assinalando com círculos vermelhos  as áreas mais afectatas, aparecia a  África quase em branco - alguém acredita que a infecção naquele imenso continente, é assim tão reduzida? A informação sobre o que por lá se passa é muito dispersa e certamente não cobre os territórios como cobre aqui na Europa e um pouco em todo o resto do planeta.
Mas há uma região que até causa calafrios a quem pensar nela, como referia a crónica do Sena Santos da Antena 1 : todo aquele Mediterrâneo Oriental e o Próximo Oriente onde se amontoam milhares e milhares de refugiados em campos de concentração. Nos campos de concentração nazis também havia à porta aquela frase vergonhosa  " o trabalho liberta"...
Nestes campos de refugiados já não deve haver socorristas em numero suficiente para ajudar aquelas infelizes famílias,  sob frio, sob neve, sem roupa, sem higiene, sem comida, sem dinheiro para comprar comida mesmo que a houvesse...
É uma tragédia sobre a tragédia mundial do vírus, um pavor,  e vai continuar a ser notícia de fim de página  na imprensa e certamente deixada de referir nos telejornais. Nestas alturas  vem ao de cima o pior do ser humano, a par da heroicidade de umas minorias que continuam a arriscar a vida em todos os hospitais  e centros de saúde de quase  ( quase) todo o mundo.
A notícia daquela tentativa de Trump junto de uma farmacêutica alemã que está a preparar uma vacina contra o coronavírus, oferecendo milhões para que ela fosse fornecida apenas aos EUA, desapareceu dos escaparates, mas devia ser para sempre recordada por revelar até onde pode ir a falta de vergonha de um governante - é outro tipo de  tragédia a somar às tragédias que proliferam todos os dias.







Sem comentários:

Enviar um comentário