domingo, 22 de março de 2020

Marafado vírus chinês
Não venho dar realce à campanha certamente oriunda dos americanos ( de que outro sítio poderia ter vindo? ) de que o coronavírus foi fabricado pelos chineses para estoirar com a economia mundial, em especial a dos EUA e assim poderem ascender ao primeiro lugar mundial. Parece certo que esse vai ser o resultado da pandemia, a China já está a recuperar da crise, já domina a epidemia, já está a comprar, fala-se  em 30%, as acções das maiores empresas estrangeiras, compradas a preço de saldo, e quando a economia retomar a normalidade as mais valias dessas acções dão-lhe uma supremacia  indiscutível. Mas que isso tenha sido uma conspiração malévola  e provocadora, que o Estado chinês ( imbuído daquele terrível espírito maoísta de destruir a burguesia) tenha posto a sua população infectada  com a previsão de a recuperar em pouco tempo ( e já está a recuperar) deixando o resto do mundo a sofrer, é coisa de algumas mentes distorcidas cá do ocidente que  são chauvinistas e populistas em extremo. Agora dizer que o vírus é chinês, é mesmo, pronto.
Cá pel Ocidente tem revelado muita coisa das nossas sociedades instaladas no consumismo e no desprezo pelos valores da biodiversidade, pela recusa em aceitar a gravidade das alterações climáticas, por tudo quanto seja alteração do  estilo do consumismo alienante que se instalou  nos nossos povos. Veja-se em que deu o fare niente dos italianos apesar de terem um dos melhores SNS do mundo; o que está a fazer em Espanha onde também algum laxismo inicial  deixou derrapar a situação; na Alemanha, na França, na Holanda, na Suiça, o país mais rico da Europa, a com a peste a crescer - por cá ainda nesta fase bastante pouco ameaçador mas deixando-nos expectantes dia a dia...
Nos EUA a reacção é tipicamente dos cow boys : disparou o comercio das armas, devem estar convencidos que vão matar o vírus a tiro Qualquer pretexto serve para comprar armas.
Agora a sério,  começo a convencer-me de que a ordem económica no mundo vai mudar e o liberalismo será  mais uma vez, na sua já longa História.excomungado, mesmo que as velhas ideologias  não renasçam, outras vão surgir porque  as novas gerações informatizadas , globalizadas mas muito  anti globalização ( no que isso pareça paradoxo) não vão suportar que  5% das pessoas no mundo possua para aí mais de metade da riqueza e do poder, em todo o mundo - só porque especularam, corromperam, fizeram sujeiras, desprezaram milhões de seres humanos e têm o  foguetão pronto  para partir para outro  ponto qualquer...,A tecnologia o dirá.





Sem comentários:

Enviar um comentário