terça-feira, 9 de março de 2021

 Ainda e sempre o aeroporto no Montijo...

Continua a dizer-se na comunicação social que a  ANAC "chumbou" o aeroporto no Montijo, e isso não é verdade.

O que a ANAC fez foi simplesmente recusar-se  a apreciar o projecto por falhas legais relacionadas com a oposição de algumas autarquias e decidiu " indeferir liminarmente" o pedido de apreciação.

Portanto a ANAC não chumbou  o projecto conforme as suas competências técnicas, sobre o qual terá de vir a pronunciar-se no futuro, seja o aeroporto no Montijo ou noutro qualquer local.

Já se afirmou dúzias de vezes que há mais de 50 anos que se fazem estudos para o novo aeroporto de Lisboa e isso significa muitos milhões de euros inutilmente gastos -  gastou-se  e vai continuar a gastar-se.  São sempre estudos para viabilizar uma opção escolhida por razões politicas ou do negócio infeliz que foi a privatização da ANA nas condições desastrosas em que foi feita, amarrando o Estado a compromissos espúrios se o aeroporto não for feito no local mais barato e mais de acordo com as exigências e conveniências da multinacional francesa que ficou com esse encargo.

Tudo teria sido resolvido de início com  base em motivos científicos sérios e de ordenamento do território se algum dos Governos que já tiveram o assunto nas mãos quisesse escolher a melhor opção e tivesse encomendado uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) que analisasse todas as localizações e soluções  possíveis, incluindo a opção zero que será apenas a  das possibilidades da Portela.

Fala-se agora, graças à pressão da opinião pública e do escândalo que tem sido esta trapalhada  do "Montijo + um ", etc,  numa AAE  - mas quem é que acredita na seriedade da encomenda que vier a ser feita por este Governo com este Ministério do Ambiente ?

A única credibilidade para que a AAE seja realizada livremente e sem pressões políticas será através de um concurso internacional - duvida-se que isso esteja nos planos governamentais, depois do negócio com a ANA.  Ainda iremos assistir a outros  episódios desta  telenovela bufa...










Sem comentários:

Enviar um comentário