domingo, 21 de março de 2021

 Espuma dos dias...

Ainda a pandemia - As pessoas em regra têm respondido bem  às exigências de confinamento, apesar de se darem conta de anomalias perfeitamente desnecessárias, que foram sendo descritas até hoje ( proibida a  venda de livros das livrarias mas autorizada nos supermercados onde os ajuntamentos serão sempre maiores,  poder entrar-se nas lojas das estações de serviço para pagar o abastecimento de combustível e poderem ser adquiridos todos os artigos existentes...menos uma garrafa de água, etc).

Mas basta haver uma minoria que falha nas regras mínimas e todo o edifício da prevenção vem abaixo  - e  vejo com frequência pequenos grupos de pessoas a falarem umas com as outras na rua e sem a máscara, ou sentados nas cadeiras das esplanadas  vazias, em pequenos grupos e sem máscara, ajuntamentos nas filas para os supermercados  quando podem perfeitamente estar a uns 2 m uns dos outros, e por aí fora. Mas as coisas estão a melhorar em ternos gerais  e países que consideramos mais "avançados", como a Alemanha, Holanda, França, Republica Checa e outras estão a voltar ao confinamento porque os números de infectados aumentaram assustadoramente - outra vez !

A Eutanásia Já tenho escrito noutras alturas que haverá sempre reaccionários quando uma sociedade procura dar um salto em frente e introduzir inovações nos usos e costumes, reacções que chegam por motivos religiosos ou ideológicos. E em geral chamam-se reaccionários  a pessoas da direita mais extrema, que não aceitam mudanças políticas progressistas.  Mas em reacção ao problema da eutanásia  reagem contra ela à direita e à esquerda, por mais incrível que pareça.   Depois de discutida no Parlamento a proposta de eutanásia, votaram contra o PCP e o CDS e sabe-se que o Marcelo é contra e  fará tudo o que puder para empatar.

Mas até uma pessoa com capacidade para reagir de forma mais progressista, o António Barreto, também escreve barbaridades típicas da "arraia miúda"...  Diz ele " Pasme-se ! Em plena pandemia, de  confinamento em confinamento, ...."  " não havia tempo  menos indicado, momento mais desajustado e oportunidade  mais perversa do que esta. Eles não percebem o mal que fazem."  O que tem a ver uma coisa com a outra ? Eu pasmo com este chamamento ao sentimento, à comiseração, como se o facto de estarem a morrer pessoas com a pandemia não se possa falar de morte. Há cada uma!

Depois parece que apoia o suicídio assistido mas não a eutanásia - e esta é mais uma manifestação de pieguice forçada e total incompreensão do que é uma pessoa estar em aflição terminal, consciente, mas sem poder sequer alimentar-se sozinha e nessas condições não poder ser ela a tomar a droga para pôr fim à vida. É preciso total  falta de consideração pela dignidade de quem sofre.  Se assistisse, com eu já assisti a uma pessoa meses e meses, consciente, nos poucos intervalos que os tais paliativos a deixavam abrir o olhos e falar, mas cada dia menos consciente até ficar tolhida e que enquanto podia perguntava "  para morrer é preciso passar por isto", ou "já estou morto e eles não sabem"- como é que se pode negar o auxílio de uma comissão médica para providenciar um fim digno?

Outra balela usada " a vida humana é inviolável", mas o aborto não é ( se calhar também  foi dos que se opuseram,  pior  se o apoiou, nem quero saber), e "o suicídio  assistido não é  uma violação da vida humana""O valor da inviolabilidade da vida humana não é respeitado pela  eutanásia, dado que alguém tem de agir contra a vida de outrem."

Mesmo com todos os cuidados, que já foram propostos até à exaustão, para que não haja abusos nem erros, é descaradamente não acreditar na capacidade de uma equipa de médicos ser capaz de determinar a irreversibilidade da doença e que ainda  tenham que calcular o grau de sofrimento, como se houvesse uma escala igual para toda a gente. Puxa, tanta hipocrisia.

Volto sempre ao mesmo : quem impede a eutanásia está a impor a sua vontade a todos, quem pede a eutanásia está a pedi-la só para si,

Até a Espanha acaba de autorizar a eutanásia, 

Quando dá para o reaccionarismo os portugueses são dos piores  neste mundo ocidental evoluído!





Sem comentários:

Enviar um comentário