quarta-feira, 11 de maio de 2022

Este blogue

Recebo por mail comentários sobre textos deste blogue e que não publico; a maioria são comentários favoráveis ou com alguns pequenos reparos  e não publico porque,  no sentido democrático em que me movo, se publicasse os comentários positivos teria que publicar também os negativos, o que seria entrar em polémicas que de todo não quero criar. Esta notas são para mim, para memória futura, e se  fico muito satisfeito por, apesar disso, ter quem aceda ao blogue e o comente, não altero este caracter pessoal.

Escândalos

1- Um quadro de Andy Warhol, com um retrato da Marilyn Monroe  esteve á venda por 185 milhões de dólares. Gosto muito da arte de Warhol e tenho gratas recordações da beleza provocante mas sadia (aparentemente) da Marilyn. Agora não deixa de ser um escândalo uma obra de arte atingir um tal valor e haver quem o paga - se calhar não dá 1 dólar para matar a fome   no mundo ou se dá um dólar não dá 185 milhões. E há milhões de seres humanos  a morrerem de fome e de sede, atingidos pelas alterações climáticas ou pelas guerras suja como a que a Rússia impõe à Ucrânia.

Posso ser acusado de hipocrisia ou de falsa misericórdia, mas o certo é  que para mim esta vida neoliberal, de mercados desregulados que recai sobre todo o mundo, tem transformado boa parte da Humanidade em selvagens sem alma, comportando-se que nem os chamados animais selvagens são capazes de fazer.

2 - A Rússia continua a fazer do Mar Negro o "seu" mar e isso perante o olhar receoso, ao que parece, de todo o mundo. É um escândalo, a Rússia não é dona do Mar Negro e seja lá quem for, os EUA, a UE (não acredito) a NATO, enfim países livres que ainda os há neste mundo, deviam enviar uma esquadra para o Mar Negro, não para abrir fogo ou entrar em guerra aberta, mas para garantir que os portos da Ucrânia, como Odessa, continuem a funcionar. Deixaram de sair por lá milhares de toneladas de cereais e leguminosas que fazem falta e originam fome no mundo.








Sem comentários:

Enviar um comentário