sábado, 15 de abril de 2023

 Republica e democracia

Nos primeiros anos da Republica, após o derrube da monarquia,  a pouca vergonha era tanta que os portugueses se fartaram e receberam com euforia a revolta que desceu do Norte e acabou em Lisboa para implantar a ditadura - durara 16 anos! A ditadura durou quase 50!!

Comemoram-se em 2024 - próximo ano - os  50 anos em que se escorraçou a ditadura e voltou a democracia - e  a preocupação com a nossa vida publica não pára de crescer.

É aflitivo o estado de falta de  ética  e as poucas  vergonhas, as autênticas estórias de conteúdos de alcova,  que se descobrem todos os dias,  já não  todos os meses  mas  todos os dias !!

A sujeira da TAP  veio destapar toda a teia de corrupção, compadrio, manipulação política, a um ponto tal que pessoas -  talvez demasiado ingénuas (como eu...) - não queriam acreditar!

É o maior excesso de pouca vergonha e de falta de ética, tudo à volta sempre dos mesmos e das pessoas das mesmas famílias, num circulo fechado e restrito que revela a situação de isolamento em que se encontra o António Costa face ao resto da sociedade. 

Como é possível? Será que de repente um homem considerado um dos maiores políticos da nosso tempo deixou que as poucas vergonhas façam parte do seu currículo? Será que não se apercebe do mal que está a fazer à democracia,  à gestão pública e à ideia do que deve ser uma esquerda democrática? Dá para acreditar que seja por arrogância ou  apenas por estupidez natural?

Claro que toda a direita e em especial os abutres da extrema direita, os chegas e quejandos,  se aproveitam desta séria ininterrupta de vergonhas e crescem como as hidras cresciam com os seres de que se alimentavam.  Como custa ouvir uns chegas e uns "liberais" a terem razão,  porque se aproveitam dos pontapés na ética que o PS continua a praticar!!

Por muito que me custe, não posso deixar de pensar no desaire da 1ª Republica e de como a extrema direita se aproveitou do descalabro das instituições; e, para agravar, hoje   por toda a Europa os fachos  estão de novo a crescer a olhos vistos,

Vá de retro Satanás!!

Se juntarmos a isto outras situações como são os inadmissíveis casos de assédio sexual até  em Universidades, as falcatruas de bancos, banqueiros e políticos, os acontecimentos quase semanais de corrupção nas autarquias, a displicência com que os governantes  assumem posições que a seguir são desmentidas, enfim,  até eu que nunca fui moralista começo a achar que a sociedade está podre. 



Sem comentários:

Enviar um comentário