terça-feira, 18 de abril de 2023

Este belo tempo de Verão

Cada vez mais a alteração do clima se faz sentir como há anos vem a dizer os investigadores, nomeadamente o IPCC que monitoriza os parâmetros físico-químicos e biológicos da Terra. Estamos em Abril com temperaturas acima de 28, 29 ou 30ºC - o que é um tremendo disparate climático, um exagero: à volta da minha casa já os relvados estão secos e a terra começa a gretar. Sinto constrangimento, apesar de saber tão bem este calor, depois dum Inverno particularmente frio e desconfortável para quem estava habituado aos Invernos algarvios.

Tenho ouvido com frequência, como agora neste momento, a 9ª Sinfonia de Beethoven, uma música que me transmite bem-estar - a tal Alegria que a sinfonia pretende  transmitir. Em 7 de Maio vai fazer 199 anos que foi apresentada, para o ano comemoram-se 200 anos dum dos maiores produtos ( para mim o maior em termos musicais!) da genialidade humana.

Pegando no Hino à Alegria de Shiller, Beethoven,  já quase surdo, foi capaz de conceber naquele seu cérebro perturbado, esta composição tão complexa e ao mesmo tempo  tão harmoniosa - tão bela!! É das coisas que me faz repousar a mente, e ficar mais descontraído. O 3º andamento, começado agora,  então abre-me a esperança para o final que é tão poderoso - agora é mesmo só harmonia!!


Faz esquecer por momentos os horrores da guerra, da fome, da sede do sofrimento de milhões de pessoas inocentes que sem culpa nenhuma vêem recair sobre si um castigo que não mereciam.




Sem comentários:

Enviar um comentário