sábado, 7 de abril de 2018

A espuma dos dias

 1- Ainda a politica florestal e os incêndios - Da Comissão Técnica Independente (CTI) que tratou dos incêndios florestais, entre outras afirmações, realço  que "os incêndios ou são atacados logo no início ou é muito difícil suprimi-los"- mas então  qualquer técnico florestal medianamente qualificado não sabe isto desde sempre ? Quem pelos vistos não conhece são os políticos que desmantelaram a estrutura de prevenção e gestão florestal e continuam a mandar cá para fora leis e mais leis sem irem à raiz do problema. Segundo o Publico, refere ainda o Presidente da CTI,  que de resto me merece a maior consideração,  como conclusões dos relatórios, tres questões : ausência de prevenção estrutural contra incêndios, por falta de estratégia nas últimas décadas- pergunto eu, a quem devia caber esta estratégia, apenas à GNR ou aos Bombeiros?- para compensar o abandono do mundo rural e de medidas para a gestão da floresta ...( lembraram-se de perguntar ao actual Ministro Capoula Santos porque desmantelou o Corpo de Guardas Florestais ? E conclui que "O problema, que resulta da inexistência de uma cultura de afirmação da importância da floresta e, nos últimos anos, do alheamento das políticas públicas destas realidades, não estará resolvido a curto prazo". Pois não estará, nem a curto nem a médio prazo.
Dêem as voltas que derem à legislação e injectem o dinheiro que quiserem, inventem palavrões e estruturas para fingir que se sabe muito destas coisas ( faixas de gestão de combustível,  uma Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Florestais, etc) - um Ministro que tem responsabilidades desde há décadas na política seguida, copiada pela direita no anterior Governo e continuada neste, não dará nunca a mão à palmatória.

2- O PSD e  a Função Pública - O PSD sempre defendeu o menor Estado para ter um melhor Estado. Vem agora dizer que até apoia as propostas da " extrema esquerda" para aumento dos funcionários públicos e JÁ! Já, mas com algumas nuances : reforma do Estado e redução do número de funcionários. Cá está, a reforma do Estado para o PSD e toda a direita é reduzir o Estado e entregar ao sector privado muitas das tarefas que agora  são públicas. Esta é a reforma do Estado que o PSD, e certamente também o  CDS, quer fazer.
O sector privado funciona muito melhor que o sector publico não é assim que afirmam? Claro, estamos muito melhores com a EDP privada e na mão do Estado chinês do que quando era portuguesa, os CTT estão agora muito melhores do que quando eram públicos, a ANA que não pára de aumentar as taxas dos aeroportos , está muito melhor que antes; as bermas e taludes das estradas que eram limpos pelas equipas de cantoneiros, agora que parecem bermas das picadas de África estão muito melhores; as ribeiras e linhas de  água que eram mandadas limpar pelos guarda-rios, agora estão ao abandono e por isso...muito melhores; e por aí adiante.

3 -Lula da Silva -Certamente que o popular ex-Presidente tem culpas no cartório, terá ficado deslumbrado com o Poder ( acontece a muito boa gente...) mas foi julgado com provas circunstanciais e não com provas ou corpo de delito; o crime de que mais se fala é um  apartamento de que nunca foi apresentada prova ser seu. O Procurador terá afirmado de que não tinha provas mas tinha a sua convicção - isto é que é justiça !! A anterior Presidente Dilma foi destituída não por corrupção, nunca a acusaram disso, mas por ter feito mau uso do Orçamento do Estado (meio mundo faz o mesmo em quase todos os países...), E quem a destitui -  60% dos deputados que votaram a destituição estão implicados em casos de corrupção. Contra o  actual Presidente Temer há provas, incluindo registo de conversas, que o implicam em actos de corrupção, mas nem sequer o ameaçam de destituição...
Se não fosse Lula da Silva estar à frente nas sondagens para Presidente do Brasil e talvez não dessem tanta importância aos "crimes" de que é acusado. Que justiça é esta  !!




Sem comentários:

Enviar um comentário