sexta-feira, 27 de abril de 2018

As ideologias interessam

Os sectores da direita liberal, pura e dura, afirmam correntemente que não há lugar para ideologias, não interessam ideologias, o que interessa é gerir a  realidade, mas esta é a sua , deles, ideologia. Mais nenhuma !!  Ora as ideologias interessam, são elas que definem o caminho da governação  das sociedades, goste-se ou não.
Não vou abrir um campo de discussão sobre o tema : nunca me preocupei em difundir as minhas convicções e debater as minhas ideias, apenas as divulgo e deixo aos outros simplesmente a sua aceitação ou negação.  Nunca fiz nem faço proselitismo.
Como declaração de interesses  devo afirmar que , sob o ponto de vista social, sou de esquerda, entendendo desta forma que defendo uma ideologia que privilegie o domínio do social sobre o económico ; mas também sou aguerridamente pela liberdade, defendo-a  como o sentimento mais importante que o ser humano pode desfrutar. Aliás todos os seres vivos lutam desesperadamente pela sua liberdade e quanto mais conscientes mais elevam essa luta.

Ser de esquerda ou de direita faz diferença, e faz cada vez maior sentido, ao contrário do que dizem os liberais.

Sempre entendi o marxismo como uma teoria muito importante para a compreensão da vida e da história das sociedades humanas, mas nunca fui marxista mesmo na altura em que era moda ser ou, mais tarde, em que era "oportuno" ser marxista. E nunca fui porque nunca aceitei todos os postulados e diversas lacunas e contradições que nele se contêm;  por exemplo, só a palavra ditadura, seja lá do que for,  põe-me os cabelos em pé, não aceito qualquer regime ditatorial sob nenhum pretexto. Não vou também prolongar a discussão sobre estes temas, que eram debatidos com paixão na década de 60 do século passado, em que me envolvi nas lutas académicas de 1962 e nelas estive do mesmo lado dos comunistas das várias correntes que já nessa altura se confrontavam - mas os alvos da nossa luta eram os mesmos -  o fascismo salazarista e o regime ditatorial "corporativo". Mas dei muita vez a pensar comigo mesmo se os regimes do Leste seriam assim tão maus como eram descritos pelo regime. Porém quando depois de Abril de 74 tive oportunidade de ir visitar países do bloco soviético, o que vi deixou-me terrivelmente mal impressionado; continuo a acreditar que muitas pessoas que se dizem comunistas se tivessem visitado isoladamente como eu aqueles países ( Roménia, Hungria, Checoslováquia Yugoslávia) e não em viagens organizadas pelo "Partido", podendo ver o que quisessem e falado com a gente do povo sem ser vigiado, ficariam vacinados . Todos os males que encontramos nos nossos regimes democráticos  existiam lá  em maior grau mas, pior do que cá, nunca eram denunciados : a corrupção, a nota que se metia no bolso do funcionário para se ultrapassar uma qualquer burocracia, o enriquecimento ilícito dos  membros da Nomenklatura ( como é que de um dia para o outro  apareceram tantos multimilionários na Rússia?). a miséria de vastas camadas da população - e nada se podia denunciar !
Todos os regimes de ditadura proclamam que têm os melhores propósitos de enaltecer e salvar a Pátria, e todos acabam na mesma : abusos sobre abusos e ninguém denuncia a falta das liberdades fundamentais para  o ser humano!! 
E como passo daqui para a esquerda ?
(Continua ...)

Sem comentários:

Enviar um comentário