domingo, 11 de julho de 2021

 Carta de leitor enviada ao Publico em 29 de Junho passado


Começa já a falar-se  de que haverá uma remodelação do Governo, tantos são os sinais e fadiga, de disparates, de nítido cansaço institucional - chegado o fim da Presidência portuguesa da UE. Mas não acredito que António Costa faça uma remodelação governamental como o País precisaria, porque os vícios acumulados e as complicadas dependências entre os amigos dos diferentes lobbies dentro do PS, não o permitirão. Na lógica duma cidadania activa em que me coloco, são cruciais para o País políticas totalmente diferentes das até agora seguidas em áreas que tem a ver com a sustentabilidade do território e a vida equilibrada a médio e longo prazo, como são os domínios da agricultura e florestas e a do Ambiente que inclua o ordenamento da paisagem e a Conservação. E entregues a personalidades com conhecimentos e empenho convicto nas áreas para que forem nomeados - mas depois destes exemplos de mediocridade, de tiros nos pés, de clientelismo e de empurrar os problemas com a barriga, quem é que, entre as personalidades verdadeiramente capazes, quer entrar para uma governação onde apenas impera o interesse eleitoralista e se descuram as áreas de longo prazo, que dão menos votos? 

----

Quando um organismo funciona mal...

As incongruências das governações portuguesas espelham-se nas soluções de organização do aparelho do Estado. Quando um organismo funciona mal, em vez de se remodelar e corrigir extingue-se. Foi assim - por ser exemplar  lá terá de vir à baila outra vez - com os Serviços Florestais, onde, ao serem extintos, levaram a que os guardas florestais fossem integrados na GNR, com a qual nada tinham a ver: e agora com o SEF, com carreiras de investigação específicas e adaptadas aos serviços que presta, mas em vez de se corrigir o que nele corria mal, pronto, acaba-se com o serviço.

Agora é anunciado mais um Serviço para coordenar a caça, caça que sempre esteve umbilicalmente ligada aos serviços florestais. E lá vai mais um encargo para o mesmo Ministro do Ambiente que, como não percebe nada disto nem do resto que lhe tem caído em cina ( excepto negócios de barragens,  de minas, etc...), tanto se dá que tenha mais um ou menos um encargo.

António Costa quer é ministros que sejam seus yess men, que aceitem o que ele pensa  e fiquem calados sem levantar ondas,,,





Sem comentários:

Enviar um comentário