quinta-feira, 4 de agosto de 2022



Assim vai o mundo


A guerra suja da Rússia contra a Ucrânia

Não vou falar hoje das mentalidades de alguns intelectuais de esquerda para se oporem ao que apelidam de pensamento único. Fica para outro dia.

Mas não posso deixar de registar para memória futura, o que a Rússia está mais uma vez a cometer em termos de guerra suja : ocupar as centrais nucleares  ucranianas, com tropas e material, de onde pode disparar contra os ucranianos sem que estes possam responder pelo risco que existe de acertarem em reactores e outras instalações.  É uma vergonha e uma covardia sem  qualquer atenuante.

 A independência das Universidades

As Universidades têm representado, ao longo da décadas da nossa democracia, exemplos de independência política e de convivência entre docentes dos mais variados quadrantes ideológicos, mais valia que parece agora começar a ser posta em causa.

O que é que lucra em prestígio a Universidade do Porto ao contractar como Professores Catedráticos convidados um sujeito como Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente que deixou triste memória pela sua total incapacidade de perceber o que é uma política de Ambiente, e Moreira da Silva, outro ex-Ministro que, apesar de tudo, sabe o que é a matéria e se no Governo do PSD não fez grande figura terá sido mais pela idiossincrasia daquele Governo. Mas é uma jogada tão claramente política, um do PS e o outro do PSD para equilibrar, que se pega temos as Universidades portuguesas a perderem a sua grande memória de isenção e democracia interna, Custa-me a crer que o Senado da Universidade  tenha aprovado aquelas nomeações - se sim então já pouco resta para nos espantar...

Sem comentários:

Enviar um comentário