quinta-feira, 17 de maio de 2018

A espuma dos dias

1 - Ministério do Ambiente ? Quem diria que existe...
Este Ministério do Ambiente continua a mostrar-nos que existe para fazer de conta pois é como se não existisse, mas pior do que isso,  é que  existe e faz coisas em nome do Ambiente.
a)- Os lodos retirados do Tejo, resultado da poluição de muitos anos da indústria da celulose, vão ser armazenados em terreno marginal ao rio, numa área de zona protegida, que o Ministro acha que é a melhor solução ! Porque colocar os lodos nos terrenos da Celtejo, de onde veio a poluição, e que era o mais justo, não passa pelos critérios da APA nem pelos critérios do Ministro. E ainda se abespinha todo porque a Zero colocou uma providência cautelar em tribunal. Então, já viram ? Ousam  protestar contra uma decisão altamente criteriosa dum Ministro !! Pasme-se,  que país é este ?!!
b)- A política de Ambiente altamente consciente e plena de convicções ambientalistas ( ??) deste Ministério ( dum Governo que se diz de esquerda e  que tem apoio parlamentar de um Partido Verde) achou que fazer mais um furo de petróleo em  Aljezur não  implica "impactos negativos significativos" e por isso não exige um Estudo de Impacto Ambiental. Na verdade obrigar os investidores a pagarem uma pipa de massa por um EIA que no fim iria dizer o mesmo que a APA diz, não faz sentido... Quando por todo o mundo civilizado se está a caminhar para o fim da era dos combustíveis fósseis em  Portugal vai-se agora iniciar esse tempo, para que não se diga que tantos países têm petróleo e só nós é que não tínhamos. Se em 1976 e anos seguintes  tivéssemos políticos governamentais desta craveira e responsáveis pelo Ambiente com estas "tão fortes convicções" tínhamos apanhado com a central nuclear. "A central"  não, as centrais nucleares, pois um documento de 1981 intitulado "Carta  das Centrais Nucleares na Europa", originário da Conferência Europeia dos Ministros   do Ordenamento do Território, revelou  de forma explosiva que  se indicavam cinco centrais em Portugal, para Sines, Elvas, Moura, Vila Vª de Ródão e Gavião ( já tinham desistido de Ferrel...). Pasme~se que se os responsáveis políticos daqueles anos e em especial os do Ambiente, fossem como os de hoje, o que não teria sido de nós...
 2 - O futebol em Portugal
É inevitável fazer um comentário sobre o que se está a passar em Portugal com o futebol e então com o Sporting, que parecia andar afastado das encrencas dos outros dois rivais; afinal está metido em encrencas ainda maiores.
Quando eu era miúdo empolguei-me com os "cinco violinos : " Jesus Correia, Vasques, Peiroteu, Travassos e Albano, e com o guarda redes, o Azevedo, sempre de boné, e que parecia ter molas nos joelhos e asas para voar e apanhar as bolas; ao longo dos anos ser sportinguista foi sempre sinónimo de ter um bom comportamento social, de "fair play" com anos seguidos a saber perder. E de um dia para o outro destapou-se a desgraça com este ataque aos atletas e técnicos ( a comando de quem ?- vai saber-se, espero), com a loucura deste Presidente, do seu primarismo,  do seu autoritarismo  populista e desenfreado, com uma linguagem que o iguala ou anda o piora em relação aos dirigentes dos clubes rivais, useiros e vezeiros em diatribes e falta de saber estar no mundo do futebol. É uma vergonha. Já em escrito anterior disse que os dirigentes dos principais clubes, os tres grandes pelo menos, deviam ser todos reciclados para deixarem entrar gente nova com outra formação cívica - se é que existe, disposta a ir para a frente do futebol,,,
Como devia ser posto  cobro a grande parte dos comentadores de televisão que, muitos deles, são agentes de facciosismo e de incentivo à ofensa,  não só entre eles mesmos como contra os dirigentes rivais, estimulando assim entre os adeptos a continuação dos excessos que se praticam nos estádios. Contam-se pelos dedos da mão os comentadores que se mantêm dentro da cordialidade que não impede a controvérsia. É nas televisões que se prolongam os excesso dos estádios e isso é absolutamente condenável.
Podemos aspirar a outro país ?


Sem comentários:

Enviar um comentário