quinta-feira, 31 de maio de 2018

Estive ausente uns dias e por isso o blogue não foi continuado. E logo nuns dias em que havia tanto que comentar !! Retomemos então.


A solução para uma morte com dignidade foi adiada
Na Assembleia da Republica os diplomas que pretendiam a despenalização da eutanásia  não passaram. O conservadorismo da sociedade é transversal a quem se diz da direita ou da esquerda, é essencialmente uma questão de consciência individual e social e também de compreensão e aceitação das leis da vida e da dignidade e liberdade do ser humano.
"Os extremos tocam-se " e nesta questão ficou à vista a posição identitária em termos de direitos humanos do CDS e do PCP... Sempre que a sociedade pretende avançar em termos de progresso social, a sua acção é sempre contrariada pelas reacção - os reaccionários conseguem atrasar a evolução mas não impedem o seu avanço, é apenas uma questão de tempo para se dar o passo seguinte.  Foi assim com o divórcio, com o aborto, com os casamentos entre pessoas do mesmo sexo - e agora com a eutanásia; fazem com que algumas pessoas em sofrimento não consigam ver alcançado o seu desejo de morrerem quando quiserem com dignidade e sem esse sofrimento. E podiam deixar de insistir no argumento  já  estafado de que é preciso melhorar o SNS e os cuidados paliativos pois é do conhecimento geral que estes não chegam a todo o lado. Há uma altura e há um grau de sofrimento psicológico que nenhuma morfina consegue resolver - e uma pessoa consciente tem o direito a não querer continuar numa vida suspensa de medicamentos entre o sofrimento e a morte adiada. Proibir a morte assistida  é   permitir a morte adiada.
Os que pedem a despenalização da morte assistida e do suicídio assistido não estão a impor a sua ideologia a ninguém que a não queira aceitar, pois ninguém é obrigado a submeter-se a essas práticas. Mas quem se opõe a elas impõe a toda a sociedade, aos que concordam com essa ideologia e aos que não concordam,  Retiram aos cidadãos o direito a decidirem livremente sobre a sua vida  - não sobre a vida de outros !! A solução vai chegar um dia. leva mais tempo...mas chegará !!




Sem comentários:

Enviar um comentário