quinta-feira, 30 de junho de 2022

 E o Montijo acontece

Estava escrito nas estrelas, agora com maioria absoluta, marimbando-se para qualquer oposição, até neste caso com o apoio do PSD ( se não ás claras, acontecerá em momento decisivo) aí vêm o PS anti- ambientalista e este Governo tecnocrata avançar com o aeroporto no Montijo. E fazem-no com o mesmo cinismo habitual  de quando se quer vender uma coisa à revelia do público,  dizendo que é apenas uma etapa até Alcochete estar pronto - e Alcochete porquê? Que competência tem o Ministro, o 1ºMinistro, o PR,  seja lá quem for, para dizer " o aeroporto vai ser ali"?

Em 2015 Passos Coelho também disse que seria no Montijo, embora não tivesse mandado fazer nenhuma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para escolher com base científica  o melhor local - como António  Costa nunca mandou fazer nestes anos todos - o negócio para ser no Montijo manda mais!! 

O impagável anterior ministro do Ambiente, o da voz de trombone, teve o desplante de mandar fazer um EIA para Montijo que deu negativo e mandou fazer outro ( ou os que fossem precisos  até dar "certo"). Se nada mudara, nem as condições geográficas e ecológicas nem o projecto, estavam a passar um atestado de incompetência aos técnicos do 1º EIA?

Parece que entretanto terá sido encomendada a tal AAE - já se sabe o resultado? Esta afirmação do Ministro é nitidamente uma antecipação ou um  atirar de barro à parede para enganar os cidadãos? Então se vão avançar com as obras em Alcochete, não se  pode fazer um esforço maior nessas obras e esquecer Montijo? Vão fazer obras no Montijo para depois abandonar? Está a ser descaradamente um grande cinismo - até parece o Putin a negar qualquer invasão da Ucrânia na véspera de a fazer. Acham que somos todos papalvos - e muitos são e acreditam.

Há uns meses já se suspeitava de que Montijo ia voltar, a  maioria absoluta manda muito, e eu fui um dos que alertou para isso e até escrevi a ONGs a propor que se  manifestassem.

Infelizmente só quando houver um acidente com aves a entrarem pelas turbinas - como na altura foi referido por comandantes de aviação nas TVs- é que vão parar para  pensar e  nada melhor que arranjar dispositivos de tiro repetitivo nos sapais do Tejo e sobre os locais de nidificação para que as aves vão para outro lado. Se elas a saírem, pronto, fica o caso resolvido.

Aeroporto no Montijo e em Alcochete ? Já viu maior disparate e engenhosa maneira de enganar o povinho?!!







Sem comentários:

Enviar um comentário